Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Saiba mais sobre o Tour de France 

tour de france

Confira a história e algumas curiosidades desta competição centenária  

O Tour de France é a maior prova de ciclismo do mundo, mas levou mais de cem anos para alcançar este patamar e se estabelecer perante fãs e participantes. Confira a seguir um pouco sobre uma das competições esportivas mais importantes de todos os tempos. 

História da prova 

O Tour de France foi idealizado por Géo Lefrève, redator do jornal esportivo LAuto. A ideia para o evento surgiu como estratégia para aumentar as vendas do jornal e logo foi aceita pelo fundador do veículo, Henri Desgrange, que além de jornalista também era um amante das bicicletas. 

A primeira edição aconteceu em 1903, com os participantes saindo de Paris e passando pelas cidades de Lyon, Marselha, Bordéus e Nantes, para só então retornarem à capital francesa. Apenas 15 ciclistas participaram da competição neste ano, sendo que os altos custos e níveis de dificuldade elevados da prova acabaram afugentando os interessados. 

Frente ao fracasso das inscrições, Desgrange decidiu implementar algumas mudanças. Incluiu a cidade de Toulouse no trajeto, além de encurtar a duração da prova: de mais de um mês de duração, ela passou para 19 dias. Além disso, foi oferecida uma ajuda de custo aos competidores que fizessem uma média de no mínimo 20Km/h durante todas as fases da competição.  

A principal mudança, entretanto, foi fixar uma premiação para cada etapa, valor que ultrapassava o salário médio dos trabalhadores da época. Assim, a edição subsequente do Tour de France atraiu cerca de 70 participantes e começou a popularizar a prova pela França e Europa. 

Mudanças durante o tempo 

Ao longo dos anos, a prova foi se modernizando e passou por diversas mudanças que beneficiaram tanto os participantes quanto o público.  

Enquanto nas primeiras edições os ciclistas tinham que dormir na beira da estrada e eram vetados de qualquer ajuda externa, hoje existe uma assistência 24 horas aos participantes, que inclui hidratação, alimentação, assistência mecânica e atendimento médico quando necessário.

Atualmente, o sistema de informações aos espectadores é preciso e em tempo real, o que aproxima ainda mais o público da competição. Os amantes da bicicleta conseguem acessar a velocidade dos atletas, condições climáticas e a distância entre os competidores. Tudo isso pode ser acompanhado gratuitamente através do site do Tour de France ou do aplicativo oficial da competição, sem depender de uma transmissão televisiva.  

O evento é sucesso mundial e conseguiu ao longo do século unir tradição e inovações aos ciclistas e amantes da velocidade sobre os pedais. 

 

Fique ligado em tudo que acontece na 106ª edição do Tour de France, e confira o site da Cicles Jaime para continuar pedalando pelo mundo. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *