Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Como controlar a fadiga nos treinos de bike

Os trajetos de quem se dedica a treinos de bike costumam ser bastante exaustivos. Por isso, é preciso entender como controlar a fadiga e evitar o risco de lesões.

Para quem se dedica aos treinos de bike, seja por lazer ou por profissão, é preciso ficar atento em diversos fatores para não prejudicar a saúde. A fadiga pode aparecer com frequência se os cuidados corretos não forem tomados.

Durante o treinamento, são inúmeros os motivos que podem provocar a fadiga. Dentre eles, podemos destacar: hidratação insuficiente, preparação inadequada ou inconsistente, falhas posturais, baixos níveis de glicogênio, etc.

fadiga

Como detectar a fadiga?

Se você estiver com alguma fadiga durante seu treino, certamente irá perceber rapidamente, pois os sintomas são comuns. Eles podem ser: dores musculares, fraqueza, alterações no ritmo respiratório e sensação de esgotamento.

Esses sintomas decorrem de causas físicas, entretanto, a fadiga mental também pode aparecer durante um treino, como: irritabilidade, falta de concentração e sonolência.

Como prevenir a fadiga?

A primeira medida de prevenção à fadiga deve ser uma alimentação correta e balanceada, visto que o principal motivo deste problema ocorre em virtude das baixas reservas de energia no organismo.

É essencial produzir um cardápio semanal rico em carboidratos complexos, principalmente antes da rotina de pedaladas. Carboidratos simples podem e devem ser ingeridos antes, durante e após os treinos. Além disso, acrescente proteínas e repositores isotônicos após o treino, visando a recuperação das fibras musculares.

Além da alimentação, a prevenção começa pelo planejamento correto do treino, seja no ritmo do treinamento, percurso percorrido e estabelecendo paradas caso necessário.

Como o desgaste físico é muito grande e a atividade requer muita força física, um trabalho de musculação será sempre muito necessário. Procurar treinos específicos para o fortalecimento dos membros inferiores é ideal para auxiliar o ciclista em seus treinos.

Portanto, é essencial prestar atenção na alimentação, na preparação para o treino e no fortalecimento muscular para que a fadiga não atrapalhe o seu treinamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.