Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Tipos e dicas de cuidado com os freios da bicicleta

Um entregador com bicicleta elétrica, realizando uma entrega para um cliente
As e-bikes e o futuro das entregas
5 de junho de 2022
Rivalidade histórica
18 de agosto de 2022

Tipos e dicas de cuidado com os freios da bicicleta

Primeiramente, é importante estabelecer que o freio é um item de segurança da bicicleta. Por isso, é muito importante cuidar e estar atento aos freios da sua bike. Então, no artigo de hoje, vamos conhecer os tipos de freios e dicas para mantê-los conservados e funcionando bem.

Nos últimos anos, os freios de aro, aqueles em que as borrachinhas apertam o aro para diminuir ou impedir o movimento da roda, perderam muito espaço para o freio a disco. Está cada vez mais difícil encontrar o cantilever (foto).

Porém, ainda é relativamente fácil encontrar alguns tipos de freios de aro, principalmente os v-brake nas urbanas e mountain bikes (esquerda) e side pull ou ferradura (direita) nas bikes infantis e estradeiras.

Enfim, agora que já sabemos o nome dos principais tipos de freio, vamos às dicas de manutenção.

Para todos os tipos de freio (exceto a disco hidráulico), mantenha lubrificados os cabos de aço. É essencial sempre estar atento às condições dos cabos, conduítes e limpeza dos aros discos de freio. Nunca use óleo, desengripantes e lubrificantes nas sapatas, pastilhas, aros e discos ou rotores. E, sempre que trocar a sapata ou a pastilha, ande com a bike tranquilamente até que ocorra o assentamento completo da sapata ou pastilha na respectiva superfície (aro ou disco), pois enquanto não acontece esse assentamento, os freios possuem menos eficiência.

Nos freios de aro, troque as sapatas sempre que estiverem gastas e cuide com o alinhamento dos aros, pois como as borrachinhas funcionam muito próximas, qualquer desalinhamento pode fazer a sapata de freio esbarrar no aro, impedindo a roda de girar livremente e ganhar velocidade. E fique atento na hora de comprar as sapatas. A dureza da borracha é o principal determinante de eficácia da frenagem. As borrachinhas pretas, geralmente, são mais duras, por isso, duram mais, mas freiam menos; já as sapatas coloridas são mais macias, de modo que duram menos, mas freiam mais.

Os freios a disco podem ser hidráulicos (óleo) ou mecânicos (cabo de aço). Os freios a disco necessitam essencialmente de cuidados com o desgaste das pastilhas, principalmente no caso do freio a disco mecânico, pois nesse tipo de freio só um lado da pinça se movimenta quando o freio é acionado, e, se as pastilhas estão muito desgastadas, o disco pode empenar. Confira sempre o desgaste e regule a distância da pastilha que se movimenta na direção do disco. Faça isso girando o parafuso de ajuste, que se encontra no lado da pinça que se movimenta.

Os freios hidráulicos tem a vantagem de as pinças movimentarem as duas pastilhas em direção ao disco, então só é necessário conferir as condições delas para efetuar a troca. A maior dificuldade nos freios a disco hidráulicos está na troca do fluído de freio (óleo). Sempre olhe no manual da bike qual o fluido correto. Recomenda-se trocar o fluído de freio DOT, pelo menos a cada 6 meses, e o fluído mineral ao menos uma vez por ano. Por fim, esse serviço de troca ou sangria do fluído de freio só deve ser feito por pessoa qualificada, pois se não for bem executado pode comprometer o funcionamento dos freios e a sua segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.