Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Quando tirar as rodinhas da bicicleta?

As rodinhas nas primeiras bicicletas servem para auxiliar no equilíbrio, mas com o passar do tempo é preciso retirá-la.

Você se lembra de quando seus pais lhe ajudaram a andar de bicicleta sem rodinha? Esse momento é um marco na infância de muitas crianças, afinal, você deixa de lado algo que lhe ajuda a ter equilíbrio e passa a ser capaz de fazer isso sozinho.

rodinha

Mas, quando retirar as rodinhas?

Antes de mais nada, é preciso dizer que não há uma idade certa. Porém, dos 2 aos 6 anos, a criança está aprendendo a andar com a bicicleta, a ter equilíbrio e noção de espaço e movimentação.

Após esse período, até os 9 anos de idade, a criança ainda estará desenvolvendo o equilíbrio correto para andar de bicicleta. Por isso, a retirada deve ser próxima a essa idade, pois a criança já estará apta e o processo será mais fácil para ela.

Como ajudar a criança neste momento?

Sabe aquelas cenas de filme em que os pais retiram as rodinhas e ajudam os filhos a andarem sozinhos na bicicleta? Pois é, na vida real, o processo é praticamente o mesmo.

Então se você está se preparando para esse momento com seu filho, saiba que a primeira recomendação é levá-lo a um local plano, seja numa praça ou parque, no qual o solo é mais seguro e com riscos menores de acidente.

No momento de ajudar seu filho a pedalar sem as rodinhas, fique sempre ao lado da criança, correndo junto com a bicicleta. Para auxiliar no equilíbrio, deve-se segurar a criança pelo ombro, evitando possíveis acidentes e dando confiança a seu filho.

Jamais tente segurar pelo guidão, pois a criança terá mais dificuldades em conduzir uma bicicleta no qual ela não estará totalmente no comando.

Gostou dessas dicas? Esse momento é excelente entre pais e filhos e, por isso, deixá-lo o mais natural possível e confortável é essencial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.