Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

História do paraciclismo!

Dicas de campeão
19 de janeiro de 2022
Bicicleta: a sua nova melhor amiga!
18 de fevereiro de 2022

História do paraciclismo!

O paraciclismo começou em  Moscou, no ano de 1980, sendo que inicialmente competiam apenas deficientes visuais. A modalidade evoluiu, adotou novas categorias e hoje engloba atletas de ambos os sexos com dificuldade de locomoção, amputados, cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

Blog Paraciclismo

Hoje em dia, as modificações das bicicletas dependem da categoria e da deficiência do atleta. Entre os paralisados cerebrais, por exemplo, as bicicletas podem ser tradicionais ou triciclos, de acordo com o nível da lesão do atleta. Já os cegos pedalam em bicicletas dupla (tandem), sendo guiados por uma pessoa que fica no banco da frente. Já o handcycling é operado pelas mãos e destinado a cadeirantes.

Quando vemos a situação atual da modalidade, percebemos que o paraciclismo está consolidado, mas são longos anos de desenvolvimento e evolução desde Moscou (1980), e que ainda continuam.

Após os jogos de 1980, nas Paraolimpíadas de Nova Iorque (1984), a modalidade foi estendida aos paralisados cerebrais e aos amputados. Já em Seul (1988), passou a contar com a prova de estrada no programa oficial. Contudo, apenas em Atlanta (1996), foram setorizadas as várias categorias de deficiências. Assim, o velódromo entrou para a programação naquela Paralimpíada (1996). Mas foi em Sydney, nos anos 2000, que foi exibida uma grande novidade, o handcycling.

Quanto ao Brasil, a estreia na modalidade foi em Barcelona (1992), com a participação de Rivaldo Gonçalves Martins. O paratleta foi também o primeiro brasileiro a ser campeão mundial, na Bélgica, em 1994.

Gostou?…então, curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.