Há cerca de um mês, Nova York recebeu 10 mil novas bicicletas em seu sistema de compartilhamento público. O projeto já possui 600 estações espalhadas pela ilha de Manhattan e o bairro do Brooklyn. Por 95 dólares, é possível usar o serviço durante o ano inteiro. Em meio ao caótico trânsito nas ruas, as “magrelas” se tornaram uma solução para a mobilidade urbana na cidade, defendida pelo governo.
Com mais de 8 milhões de habitantes, uma das maiores metrópoles do mundo conta com 19 mil moradores que usam as bicicletas como meio de transporte. Em agosto de 2012, uma pesquisa revelou que a maioria dos nova-iorquinos é a favor do modal. Por isso, é cada vez mais comum vê-las pela cidade.
Nos últimos cinco anos, o governo instalou mais de 400km de vias exclusivas para bicicletas, chamadas de classe 1, separadas fisicamente de carros e pedestres. A maior parte das vias, no entanto, são de classes 2 e 3, marcadas com pintura sobre as ruas.
Em Curitiba foi implantado o sistema de aluguel de bicicletas e diversas ruas da cidade ganharam uma via exclusiva para os ciclistas. Mas será que ainda teremos um sistema de compartilhamento público tão efetivo como em Nova York? Esperamos que sim!