Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

5 dicas para vencer as subidas com a bicicleta

3 dicas para pedalar na chuva
7 de março de 2018
Como limpar sua bicicleta corretamente
28 de março de 2018

5 dicas para vencer as subidas com a bicicleta

 

Quem anda de bicicleta sabe o quanto as subidas são temidas, principalmente para os iniciantes. Mas, será que existe um modo de torná-las menos sofridas? Confira!

Você está indo para o seu destino e se depara com uma subida de respeito. O que fazer? Mudar a rota, encarar ou descer da bicicleta e subir empurrando?

subida

1 – Respiração

Nas subidas longas, o melhor a se fazer é respirar fundo e inspirar devagar e bastante. Se você fizer esse processo rapidamente, sem encher os pulmões completamente, seu coração vai bater mais rápido, dificultando a ação.

Inspirando pelo nariz, o ar entra devagar, é filtrado, aquecido e você não fica com a boca seca. Ao expirar, esvazie bem os pulmões, colocando para fora todo o ar que você havia inspirado. Assim, acontece a renovação do ar ali contido.

2 – Ritmo

Procure manter a cadência de 90 RPM, pois dessa forma é possível utilizar melhor o oxigênio, tanto nas retas como nas subidas.

O motivo para esse meio-termo na cadência é que se você girar muito rápido, ficará ofegante. Se girar devagar, fará mais esforço e sentirá muito rápido o cansaço muscular.

3 – Postura

É muito importante a postura na hora das subidas, pois afeta diretamente seu desempenho. Existem ciclistas que preferem pedalar em pé, apesar de cansar mais no primeiro momento, com a prática correta, pode melhorar seu desempenho e diminuir o cansaço.

Os que pedalam sentados usam uma técnica de “remar” com o guidão, puxando ele para trás conforme se aplica força adiante nos pedais. Isso ajuda muito se a subida estiver pesada, mas é preciso força nos braços.

4 – Selim

Tome cuidado com a altura do selim, pois ela deve estar ajustada corretamente. Se estiver muito baixa, força demais o joelho e pode causar dores.

Você pode ler mais sobre a altura correta do selim clicando aqui.

5 – Zigue-zague

Se a subida for muito pesada e a largura e o tipo do terreno deixarem, você pode optar por subir em zigue-zague. Vai demorar mais para terminar a subida, mas a inclinação relativa diminui, o que em subidas muito íngremes pode ser vantajoso.

Esperamos ter ajudado a fazer você encarar aquela temida subida com mais tranquilidade e sem sofrimento. Seguindo essas dicas corretamente, você verá a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.