Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Você conhece os itens obrigatórios para as bicicletas? 

itens obrigatórios

Confira o que diz a legislação de trânsito nacional em relação às bikes 

O número de ciclistas tem aumentado rapidamente nas cidades brasileiras. Com a popularização das bikes e a recente introdução de aluguel via aplicativo, o número de usuários cresce a cada dia, bem como o número de acidentes.  

Para minimizar os riscos de lesões em acidentes de trânsito, os equipamentos de segurança possuem um papel fundamental.  

Apesar de obrigatórios, muitos destes itens não são instalados pelos ciclistas, seja por falta de tempo ou desconhecimento. Por conta disso, a Cicles Jaime separou para você a lista dos equipamentos de segurança obrigatórios para as bicicletas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. 

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro 

O artigo 105 do CTL (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que: 

  • 105 – VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.” 

Campainha 

O item é essencial para alertar pedestres e motoristas sobre a sua presença no trânsito. No mercado existem diversos modelos de campainhas, que emitem sons distintos, facilitando a escolha para você e sua magrela. 

O que diz o CTL:  

  • campainha, entendido como tal o dispositivo sonoro mecânico, eletromecânico, elétrico, ou pneumático, capaz de identificar uma bicicleta em movimento; 

Sinalizadores noturnos 

As faixas de sinalização na bicicleta também possuem a função de alertar motoristas e pedestres sobre sua presença, especialmente durante a noite. Os sinalizadores podem se limitar a refletir a luz dos faróis ou até mesmo piscar, de acordo com o modelo escolhido. 

Como consta no CTL: 

sinalização noturna, composta de retrorrefletores, com alcance mínimo de visibilidade de trinta metros, com a parte prismática protegida contra a ação das intempéries, nos seguintes locais: 

  1. na dianteira, nas cores branca ou amarela; 
  2. na traseira na cor vermelha; 
  3. nas laterais e nos pedais de qualquer cor. 

Retrovisor 

O uso do espelho retrovisor é obrigatório, e proporciona ao ciclista uma visão traseira sem ter de girar o pescoço. Curiosamente, o Brasil é um dos poucos países que exigem o uso deste item. 

Como consta no CTL: 

  • espelho retrovisor do lado esquerdo, acoplado ao guidão e sem haste de sustentação. 

 

Agora que você já conhece os itens de segurança obrigatórios, aproveite para visitar o site da Cicles Jaime e encontrar tudo para a sua bicicleta! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *