Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Quais cuidados os ciclistas devem ter ao pedalar na chuva?

Quando a chuva te pegar desprevenido no meio de um treino, prova ou situações cotidianas, é preciso estar preparado e saber quais cuidados tomar

Não há como fugir da chuva, não é mesmo? Em qualquer momento, seja durante o treino, uma prova, indo ou voltando do trabalho, estamos sujeitos a nos molharmos todo devido a uma chuva surpresa. Afinal, não é possível sempre confiar nas previsões do tempo, certo?

Por isso, caso você seja um apaixonado pelo esporte ou só tenha a bike como um meio de transporte, é preciso entender que pedalar na chuva pode ser perigoso e requer alguns cuidados necessários.

chuva

Quais são os cuidados?

Em meio a esse cenário, separamos algumas dicas para que você possa pedalar sem dificuldades e evitar possíveis acidentes.

Fique ligado o tempo todo

Neste momento, é preciso ter atenção redobrada. Os ciclistas normalmente não desgrudam os olhos das pistas para evitar acidentes com carros ou com o solo.

Porém, em dias de chuva, essa atenção deve ser ainda maior, principalmente em deslocamentos laterais, curvas e descidas, nos quais a velocidade pode se elevar devido ao piso molhado.

Atenção com a frenagem

Diferentemente do piso seco, que possibilita uma frenagem mais brusca, em dias de chuva, isso deve ser evitado. Ou seja, não se deve frear bruscamente, pois isso pode fazer com que o pneu trave, deslize sobre a superfície e você perca o controle da bike.

Nesse tipo de situação, procure antecipar ao máximo cada movimento e diminua a velocidade aos poucos.

Não tenha pressa!

Quando o piso está seco, não raro, os ciclistas conseguem atingir velocidades elevadas. Porém, durante um momento de chuva, é essencial diminuir a intensidade.

Mesmo em casos de competições, é necessário diminuir a velocidade, pois uma queda pode custar muito mais caro do que uma velocidade reduzida. Por isso, jogue com a inteligência e não com a força.

Atente-se ao solo

Durante a chuva, dependendo da intensidade, é muito comum que a quantidade de água cubra possíveis buracos no solo. Por isso, é muito importante evitar as poças d’água, pois é bem provável que por trás delas, existam buracos que irão causar acidentes perigosos.

Além disso, tome cuidado com as faixas pintadas no asfalto, como as que delimitam as vias ou as de pedestres, pois elas são muito escorregadias e aumentam o risco de queda.

É preciso ter muita atenção durante a pedalada na chuva, pois neste momento, tudo representa perigo e qualquer desatenção pode causar um acidente mais sério. Por isso, siga nossas dicas e fique longe de perigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.