Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Por que ciclistas se depilam?

Você já reparou que a maioria dos ciclistas possuem as pernas raspadas? Existe um motivo para isso. Entenda

Muito além da vaidade, o ato do ciclista se depilar é uma questão histórica e funcional, visto que a aerodinâmica é diretamente afetada pela presença dos pelos. Saiba mais sobre esse tema muito discutido entre os adeptos do esporte.

depilar

Aerodinâmica

Como dissemos, a depilação no ciclismo auxilia na aerodinâmica. Entretanto, essa constatação foi ignorada durante muito tempo, sendo tratada como um mito. Porém, tudo mudou em 2014, quando a marca norte-americana Specialized resolveu realizar alguns testes em um túnel de vento para tirar a prova sobre a questão.

O estudo envolveu ciclistas com diferentes quantidades de pelos no corpo, uns mais e outros menos. O desempenho deles foi testado no túnel antes e depois de depilar as pernas. O resultado indicou que, depilados, os atletas tornaram-se em média 70 segundos mais rápidos num percurso de 4km. Em alguns ciclistas com uma quantidade maior de pelo, a vantagem chegou a 82 segundos.

Tradição

Apesar da questão aerodinâmica ter sido tratada com indiferença ao longo da história, muitos ciclistas levavam esse ato de depilar as pernas como uma tradição. Trata-se de uma marca registrada entre seus praticantes, que também conota sua devoção ao esporte, simbolizando um ritual de preparo para as provas.

Lesões

Todos nós sabemos que no ciclismo as quedas são muito comuns, de modo que os principais machucados estão na região das pernas, principalmente raspões, arranhões e esfolados. Nessas situações, a depilação acaba sendo benéfica para o tratamento dos machucados.

Sem pelos, fica mais fácil limpar a ferida e a recuperação torna-se mais rápida, visto que diminui as chances de infecções por conta dos pelos ou da sujeira no local.

Massagem

Após provas de ciclismo, principalmente as longas, é natural que os ciclistas realizem sessões de massagem nas pernas para acelerar a recuperação da musculatura, além de proporcionar alívio às dores.

Sem os pelos, é mais fácil realizar a massagem, assim como mais agradável para o próprio ciclista. A depilação facilita ainda a aplicação dos óleos usados na prática – benefício também válido na hora de passar o protetor solar.

É importante frisar que isso não se trata de uma regra – você não precisa se depilar para participar de uma prova ou apenas realizar treinos regulares. Entretanto, listamos alguns benefícios dessa ação para os ciclistas, principalmente aqueles que costumam participar de provas e campeonatos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *