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O Ciclismo no Combate a Ansiedade e a Depressão

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O Ciclismo no Combate a Ansiedade e a Depressão

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Tempo de leitura estimando: 5 min 6 sec

Que o exercício físico é benéfico para saúde todos nós sabemos, mas você sabia que andar de bicicleta além de fazer bem para o corpo também pode ser um grande aliado ao combater a ansiedade e a depressão? 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, representando cerca de 11,5 milhões de brasileiros com a doença, o que representa um número bem significativo comparado à população total do Brasil.

A prática de esporte é um subsídio que ajuda e muito no alívio do estresse e no equilíbrio das emoções. No entanto, uma das melhores atividades físicas para estes fins é o ciclismo, uma vez que, o pedalar é considerado um ótimo exercício para as pessoas que desejam mudar seus hábitos e superar alguns limites como por exemplo o sedentarismo.

Quando se está pedalando, sentindo aquele ventinho no rosto, passando por diversos lugares da cidade ou da floresta, o nosso corpo começa a liberar endorfina e dopamina, hormônios que estão relacionados ao bem-estar, e isso faz com que todo aquele estresse e ansiedade vão embora quase em um estante.

Sendo assim, como o ciclismo por muitas vezes é um esporte que exige intensidade, há a liberação de outro hormônio chamado adrenalina que está vinculado ao estresse, e nesse sentido o organismo ao receber essa descarga de tensão, entende que é possível controlar a ansiedade sob outras situações.

Foi comprovado por algumas pesquisas que pedalar durante 30 a 60 minutos por dia, pode reduzir em até 50% os riscos de depressão. Além desse benefício, andar de bicicleta ajuda no controle da pressão arterial e no combate a doenças cardiovasculares, bem como na eliminação de toxinas.

Portanto, é mais que imprescindível que adotemos em nossas vidas algum tipo de exercício físico, tanto pela saúde física quanto pela saúde mental, e o ciclismo é uma ótima pedida para quem está começando.

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