O engajamento pelo uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil vai além dos projetos para ciclovias e
ciclofaixas nos maiores municípios do país. Tornar a bicicleta mais acessível do ponto de vista financeiro é o mote
da campanha nacional “IPI Zero para Bicicletas”, encabeçada pela rede Bicicleta para Todos.
Parte da mobilização, um abaixo assinado sobre o tema já reuniu pela internet mais de 106 mil assinaturas
pedindo ao governo federal a desoneração tributária do veículo sobre duas rodas. Hoje, segundo a rede Bicicleta
para Todos, em média 72,3% do custo de uma “magrela” comercializada no país são impostos. Quando o
assunto são os carros, o total de tributos embutidos é de 32%.
Com a alteração do IPI de 10% para zero, a estimativa é que haja uma renúncia fiscal de cerca de R$ 65 milhões
ao ano, conforme cálculo da Receita Federal. O valor é equivalente a três dias de IPI zero para carros. A menor
carga tributária proporcionaria, por outro lado, expansão de 11% na arrecadação, com a possibilidade de se ter
mais gente pedalando.
Tornar a bicicleta mais barata para o consumidor final ajudaria a ampliar a demanda pelo produto principalmente
junto ao seu público alvo. A maioria dos usuários, aponta estudo realizado no ano passado pela consultoria
Tendências, a pedido da Aliança Bike, têm renda familiar de R$ 1,2 mil. Cinquenta por cento utilizam a bicicleta
para transporte, enquanto outros 17% para lazer, 32% para atividades infantis e 1% para competições.
Fonte: Gazeta do Povo