Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Chega de preguiça

De onde veio sua magrela
11 de março de 2015
Ciclovia, Ciclofaixa e Ciclorrota
8 de abril de 2015

Chega de preguiça

andar-de-bike-e-tambem-uma-escolha-economicaVamos pensar além da bike neste post. Que tal pensarmos em sair de vez do sedentarismo com ações rotineiras e simples que farão uma grande diferença no final do mês? Nosso estilo de vida atualmente vem colaborando para diminuir a realização de atividades que envolvam um aumento do gasto energético. Essa história de facilitar a vida com inovações tecnológicas traz comodidade, é verdade, mas também doenças relacionadas ao sedentarismo tais como o diabetes, a hipertensão arterial, a depressão, a obesidade, o câncer, o infarto agudo, a osteoporose e as doenças pulmonares.

Sedentária é a pessoa que anda ou se exercita pouco, ou seja, inativa. Sedentarismo é a queima de menos de 2.200 calorias por semana em atividades físicas ou a ausência de prática de atividade física leve por menos de 30 minutos diariamente. Para dar exemplos mais concretos de fatores que favorecem a escolha de não se exercitar regularmente tais como: a falta de segurança urbana, que acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas, a redução de alimentos preparados em casa em detrimentos aos industrializados, o aumento do consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, a redução do gasto de energia no trabalho e a utilização cada vez maior de automóveis.

Essa mudança de hábito, se exercitar, ajuda na diminuição do estresse emocional, reduzindo a gordura corporal, aumentando a massa muscular e a densidade óssea, melhorando o desempenho do sistema cardiorrespiratório e imunológico. Enfim, aprimora a aptidão física para uma boa qualidade de vida.

Você sabia que praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida? As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance das pessoas, porém passam sem a gente perceber. Veja alguns exemplos:

– Usar escada ao invés de elevador. E nem precisa subir muitos andares, comece por poucos. Isso vale no shopping também!

– Utilizar menos o controle remoto para mudar o canal da TV.

– Estacionar de propósito em um local mais distante do lugar de destino.

– Ao utilizar transporte público descer um ponto antes e caminhar o restante do percurso.

– Ir trabalhar de bicicleta ou fazer uso regular da bike como meio de transporte.

São atividades simples, mas estimulam o aumento do metabolismo corporal. Não é possível dizer quanto será o gasto de calorias por indivíduo, pois é necessário saber a idade, peso, altura, sexo, porcentual de massa muscular e tecido adiposo para se determinar com mais propriedade os valores individuais de cada pessoa. O mais importante é se movimentar o suficiente para aumentar o consumo calórico pelo corpo, aumentando assim o metabolismo.

Estas são algumas alternativas que podem ajudar na mudança de hábitos. Não é necessário ir a academias e parques. Não tem desculpa! Deixe o sedentarismo de lado, chega de preguiça!

 

Fonte: Eu Vou de Bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.