Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Vai comprar uma bike? Pense em ergonomia!

Saiba como pedalar de calça sem estragá-la
25 de fevereiro de 2015
De onde veio sua magrela
11 de março de 2015

Vai comprar uma bike? Pense em ergonomia!

Na hora de comprar a primeira bicicleta, as pessoas têm buscado as grandes lojas e hipermercados pela margem de preço e variedade de modelos que elas possuem. Hoje as compras nesses comércios respondem pela maior parcela das vendas de bikes no Brasil. Estes modelos, de uma forma geral, são mais simples em seus componentes e materiais de fabricação, tendo um valor final mais acessível. Dependendo da proposta, podem servir tranquilamente como uma bicicleta para a pessoa entrar neste universo, fazendo “upgrades” com o passar do tempo.

O único problema é que, ao realizar a compra nesses locais, dificilmente encontramos atendimento especializado, o que pode resultar em uma compra inadequada, trazendo sérias consequências ao praticante. Assim como camas e cadeiras, objetos que adotamos em nossa rotina, a bicicleta também deve ser adaptada ao máximo ao nosso corpo para que ela seja usada de maneira mais eficiente e confortável. Isso se chama “ergonomia”, que nada mais é do que o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

Um ponto crítico que você deve levar em conta quando começar a pedalar é o selim (o banco, mas desde já você, futuro ciclista, deve-se acostumar com os nomes corretos dos componentes!). Existem vários mitos com relação a este componente. Muitos ciclistas já passaram até por dormência genital, que é causada pela pressão que o selim exerce sobre os nervos genitais. Normalmente, este efeito é passageiro, como a simples dormência de um pé, mas deve ser evitado para não causar problemas maiores no futuro, como a dificuldade de ereção. Então é necessário comprar um selim de qualidade!

Os ângulos e as medidas dos diversos tubos de uma bicicleta influenciam diretamente sobre o seu comportamento. Então, uma vez decidido o tipo de bicicleta a ser comprado (se ela será uma mountain bike, uma speed, uma híbrida ou uma urbana), é preciso determinar o tamanho do quadro. Não é uma operação muito simples encontrar quadros com medidas específicas. De uma maneira geral, podemos nos basear em nossa altura utilizando-se o seguinte quadro:

ergonomia

 

Reparando bem nesses dois pontos você já pode ter certeza que sua bike será muito mais confortável e o passeio mais agrádel.

 

Fonte: Eu Vou de Bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.