Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Escolha a roupa certa para pedalar

medicina-naturale-sport-alimentazione-ciclista            Geralmente quando vemos algumas pessoas iniciando no ciclismo, percebemos que a maior preocupação delas é com a bike. Pensam em todos os detalhes! Porém, quando falamos sobre roupas alguns chegam a pensar que é algo supérfluo, desnecessário. Mas é preciso estar atento à roupa correta na hora de pedalar: afinal, estar vestido de maneira inapropriada prejudica o rendimento e podem causar danos à saúde. Algumas pessoas acabam deixando de lado essa preocupação e usam a mesma roupa para todo o tipo de esporte, mais especificamente com a bicicleta, a vestimenta adequada é fundamental.

Há várias coisas que devemos ter em mente na hora de escolher a roupa de ciclismo, como o sexo, o tamanho, a utilidade que daremos a esta roupa, que modalidade de ciclismo pratica, etc. Você pode usar camiseta sem mangas, com mangas curtas ou mangas longas. Isto dependerá muito do clima da região. Mas dê preferência a roupas que absorvam bem o suor e consigam evaporá-lo com a melhor eficácia possível. Caso contrário ela acabará sendo muito pesada e incômoda.

Outra peça de roupa importante é a proteção nas nádegas. Essa proteção evita que acabemos com dor no traseiro por culpa do contato com o assento da bicicleta. Também é preciso prestar atenção nos cuidados com a pele, passar sempre protetor solar e usar roupas que protejam do sol. A roupa para essa prática esportiva deve oferecer proteção, conforto e durabilidade. Separamos então mais alguns itens imprescindíveis:

Capacete: este é um item de segurança obrigatório e não importa a distância percorrida! Atualmente existem modelos variados e mais leves que se ajustam à cabeça e dão ventilação. Pra quem quer segurança e estilo, eles ainda vêm em diversas cores e estampas variadas. Na hora da compra verifique se ele tem certificado do Inmetro.

Óculos: Dê preferência às lentes intercambiáveis que se ajustam a diferenças climáticas. O modelo escolhido deve se ajustar ao seu rosto, para impedir que caia com qualquer atrito. Com os óculos apropriados, terra, chuva e sol não atrapalham a sua visão.

Luvas: São cruciais para evitar machucados e lesões nas mãos. Para o cross-country, o tipo mais comum é aquela que cobre somente metade dos dedos, porque permite maior mobilidade, além de não esquentarem tanto. As luvas fechadas são muito utilizadas no downhill. O material mais usado na confecção das luvas é o tecido sintético ou com Lycra. Elas se adaptam melhor ao contorno das mãos, a transpiração é eliminada com mais facilidade e elas secam mais rapidamente.

Coletes/Faixas reflexivas: É de extrema importância permanecer visível para os motoristas de carros e ônibus, e essas faixas e coletes fluorescentes funcionam em ambientes de pouca luz.

Camisas e calças justas: As camisas que dão uma impressão de “segunda pele” são bastante usadas, inclusive contendo proteção UV. Calças justas permitem conforto porque absorvem o suor da pele, dissipando a umidade rapidamente.

Bermudas ou bretelles: Os materiais mais usados são a lã, a espuma e o gel. O tecido repele umidade e impede a propagação de bactérias sendo assim mais higiênicos do que a roupa íntima, que não deve ser usada por baixo. As bermudas são mais baratas, menos quentes e mais fáceis de lavar ou tirar, mas o elástico na região da barriga pode incomodar. Já o bretelle é mais caro e o forro não se movimenta como na bermuda.

Calçados: Procure por tênis especiais para ciclismo ou sapatilhas específicas, que ajudam numa pedalada mais confortável.

Agora uma curiosidade! Existem pessoas que se importam com a roupa adequada para pedalar do ponto de vista da saúde. Mas cresce a cada dia o movimento dos que apostam mais no estilo e na elegância em cima da bike. Chamada de Cycle Chic ou Bycicle Chic a cultura de pedalar com roupas “fashions” quer fugir do estereótipo de “atleta” propondo pedalar com a mesma roupa que se vai usar no destino. O movimento surgiu na Dinamarca e é mais comum em países da Europa ver as pessoas com roupa de balada ou até mesmo de paletó e gravata numa bike. A ideia é integrar a bicicleta à vida das pessoas, sem precisar alterar o seu modo de vestir.

Você encontra vários produtos no nosso site: http://ciclesjaime.com.br

 

Fonte: Pernambuco.com e Umcomo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.