Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

4 cuidados para andar de bike no período da noite

Confira algumas dicas para aproveitar o período de temperatura mais amena e tornar sua pedalada noturna mais segura

A noite é um ótimo momento para pedalar, principalmente agora no verão, quando o sol castiga e faz calor demais durante o dia. Depois de um dia corrido de trabalho e estudos, nada melhor do que sair pelas ruas da cidade quando o trânsito está mais calmo e a temperatura, mais agradável.

Porém, durante a noite há mais perigos para os ciclistas e, por isso, todo cuidado nesse momento é fundamental. Confira algumas dicas para tornar sua pedalada noturna mais segura:

blog-cicles-jaime-dicas-para-pedalar-a-noite2

1- Tenha a certeza de que está sendo visto

Para que você possa pedalar à noite com tranquilidade, é importante ter em mente que não apenas você precisa enxergar tudo aquilo que te cercam, como também deve ser visto pelos demais componentes do trânsito para não causar nenhum acidente.

Usar equipamentos e roupas que facilitem essa identificação visual é nossa primeira dica de segurança. A sinalização vai além do mais simples colete reflexivo e chega até a algo mais sofisticado como roupas com iluminação integrada. Tudo depende das suas necessidades e daquilo que cabe em seu orçamento.

2- Aposte em faróis dianteiros e traseiros

Ainda falando sobre iluminação, porém de um objeto específico, os faróis têm importante função para uma pedalada noturna. Enquanto os faróis com lâmpadas do tipo LED são mais recomendados, as lâmpadas halógenas também apresentam um ótimo resultado para os ciclistas noturnos. Faróis presos no capacete (headlamps), são outra boa opção, pois o ciclista pode guiar facilmente o foco de luz para onde desejar.

Já os faróis dianteiros e traseiros são indispensáveis em pedaladas noturnas, pois auxiliam a reconhecer o trajeto, iluminando eventuais obstáculos durante o percurso, como buracos, pedras, pedestres ou até outros ciclistas. Para o farol traseiro, é recomendado usar um tipo de luz intermitente, ou seja, que pisque rapidamente, preferencialmente na cor vermelha, pois oferece maior segurança quando comparada a sinalizadores de luz contínua ou que piscam lentamente.

Imagens: Envato

Imagens: Envato

3- Os adesivos reflexivos são ótimos auxiliares

Os adesivos reflexivos podem ser colocados tanto na bike quanto no capacete, pois eles serão úteis em todos os lugares visíveis. Além disso, em caso de queda, os adesivos tornam o ciclista mais visível até no chão. Eles podem ser aplicados na parte posterior do quadro traseiro, pedais, garfo, capacete, ou até mesmo presos nos braços e nas pernas do ciclista por meio de velcro.

4- Atente-se também ao vestuário

Durante um passeio de bicicleta à noite, você não pode, de jeito nenhum, se camuflar na escuridão. Por isso, lembre-se de usar sempre roupas claras e chamativas e, se possível, incluir as faixas refletivas que explicamos no tópico anterior.

E aí, gostou das nossas dicas? Tomando essas precauções, você poderá deixar o seu passeio ainda mais divertido, seguro e longe de qualquer problema. Portanto, é importante seguir essas recomendações e fazer o que você mais ama da maneira mais cuidadosa possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.